Pedras preciosas são minerais cristalinos que se distinguem pela sua beleza, pureza e cor,transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.
A pedra preciosa primeiramente é encontrada nos chamados garimpos ou nas minas, depois de ser devidamente lapidada se transforma em um artefato de joalheria. A pedra preciosa também é chamada de “gema” e tem o seu valor determinado pela raridade da sua cor, pureza, lapidação e peso.
Alguns exemplos de pedras preciosas são: diamante, corindo, safira, rubi, esmeralda, berilo, água-marinha, zircão, turmalina, topázio, opala nobre, espinela, crisólito oriental.
Modernamente já são fabricadas pedras preciosas em fornos elétricos a elevadas temperaturas, à base de material fundido que se obtém de resíduos de preciosas. No caso do corindo e do cristal de rocha, entre outros, as pedras sintéticas são completamente idênticas aos produtos naturais (excetuando incrustações e impurezas).
Pedras preciosas são utilizadas em joalheria e em peças para instrumentos de precisão e ainda na fabricação de abrasivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário